31 de janeiro de 2009

Sandman 20 anos plantando sonhos; Sonho e Sono part.1

Sandman

Homenagem do blog ao ilustre e imoralmente bom escritor Neil Gaiman, e principalmente homenagem a sua melhor e maior obra, Sandman, que esse ano completa 20 anos semeando sonhos na cabeça e imaginação dos leitores. As aventuras de Morpheus, o senhor dos sonhos (ou simplemente sonho) nas suas inesquecíveis 75 edições que fazem o leitor se emocionar, admirar e principalmente se surpreender em cada uma de suas paginas.




Aos interessados, Sonho é um dos 7 perpetuos, aqueles que existem desde o início de tudo e só deixarão essa condição no fim de tudo. Mais que deuses, são conceitos (ou nem tanto) que sempre existiram e apenas deixarão de existir quando a Morte levar Destino e trancar a porta do Universo. Sua hístoria começa em meados do ínicio do séc. XX, quando uma ceita tenta fazer um ritual para invocar a Morte, mas acabam trazendo no lugar dela seu irmão mais novo, Sonho. Por 70 anos o sonho fica preso, quando finalmente consegue se libertar para ir atrás de seus três items de poder que lhe foram roubados. Um em posse de John Constantine, outro com um demônio no inferno e o ultimo, seu rubi, com um louco fugido do manicômio.

E agora, minha homenagem ao Senhor dos Sonhos com um dos meus sonhos, digo, contos:

Sonho e Sono

'' Ao cair da noite, havia um homem acima dos mais altos prédios, na mais alta das torres, olhando de cima toda a metrópole iluminada. Até onde a vista humana alcançava, luzes de todas as cores vinham da terra abaixo; mas sua vista não era humana, portanto o que via era todo o mundo, todos esperando sua chegada. Ao cair da noite, logo falou:

-Olá noite, bem-vinda... Como estão as terras orientais?

No que ela respondeu:

-Oh, olá. Agitadas como sempre, sabe como é, elas não gostam muito do seu primo...
-Irmão. Ele é meu irmão... - retrucou o homem
-Que seja, vocês são todos iguais...
-Sabe como é, somos todos a mesma coisa... criados na mesma hora... ou não... acho que nem havia tempo naquela época... não me lembro...
-Em todo caso - Continuou o homem - suponho que meu irmão não deve estar tendo muito trabalho por aquelas bandas.
-Ele me pareceu bem... mas... você me parece muito bem hoje, algo de especial???
-Hoje cedo, quando você estava quase indo embora, encontrei um certo garoto interessante...
-Sério??? Nossa, coisas interessantes nos dias de hoje... vamos, conte-me...
-Ok... deixe-me começar...

''Como sabe, lá estava eu, pulando de casa em casa, de cidade em cidade, como sempre faço... em cada casa, tirava um punhado de areia e soprava nos olhos daqueles que desejam(ou não) entrar no reino dos sonhos...

Até que algo chamou minha atenção... quando soprava nos olhos de um mendigo, ele esfregou os olhos, olhou para mim e disse: ''Não hoje, Sono, hoje não me trará nenhuma ilusão tola...'' ;logo me surpreendi com aquilo... como sabe,não é normal para ninguém nos ver...''

-Eh... -começou Noite...

-Não quis dizer você, Noite, nem você, Lua - a esta altura Lua também estava interessada na historia do Sono- quis dizer nós, ou eu, como preferir, Sono.
Deixe-me terminar...

...

Continuação:

''Como deve saber, não é normal nem para os magos me(nos) verem, pois apenas os mais poderosos dos despertos conseguem perceber que até mesmo o sono é algo existencial, se é que me entendem. Mas aquele mendigo, apesar de jovem (um garoto para nós, se é que me entendem...) parecia ter um grande punhado de sabedoria nos olhos... usava barba branca até a altura do peito e aparentava como alguém proximo de encontrar a boa e velha tia Morte...

Logo me aproximei...

-Que besteira me dizes, Garoto? Por que não desejas visitar o reino dos sonhos?

-Reino das ilusões, queres dizer... e por que queres me trazer essas ilusões, antigo inescapavel Sono???

-Não lhe trago nada garoto, apenas o levo até lá... e se sou assim ''tão'' inescapavel, por que teimas em fugir de mim???

-Simples meu caro, pois não quero entrar em um reino de ilusões onde imaginamos e sentimos que podemos evoluir, imaginamos e sentimos que tudo e todos podem ser boms, enquanto na verdade nascemos em uma selva, onde tudo e todos podem nos atacar por trás e onde não temos esperanças de nada melhor. Onde ums nascem apenas para servir e outros apenas para dominar.

Nesse momento pude percerber o porquê daquele homem pôder me ver... Ele usava uma roupa social, como se a muito tivesse afundado em um mundo de depressões e tivesse ido parar ali... Não chegei a perguntar, mas não precisava saber como ele chegou ali, apenas o que percebi foi o motivo dele poder me ver... ele era insano, mas seu nivel de insanidade era tamanho que podia me ver e ver qualquer coisa ao redor dele... como se tivesse recebido o toque pessoal de desespero e aguentado, guardado aquilo em seu âmago, e transformado aquilo em loucura... Olhei profundamente nos seus olhos e disse:

- Pois então acha que são ilusões, não? Pois venha... deixe-me leva-lo aonde eu possa lhe mostrar que sonhos não são ilusões, onde sonhos são reais e do que eles são capazes...

Continua depois... vou postar o resto de uma vez, para não ficar ponde de ''pedaços''... assim que terminar, é claro... nada que não faça durante as aulas... xP

Nenhum comentário:

Postar um comentário